Militares da Marinha do Brasil (MB) iniciaram, no último sábado (14), atendimentos médicos e odontológicos às famílias ribeirinhas que estão apresentando problemas de saúde devido à fumaça ocasionada pelos incêndios florestais do Pantanal. Na comunidade localizada na região do Castelo, a cerca de 100 quilômetros de Corumbá (MS), 68 ribeirinhos foram assistidos pela equipe de saúde do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano”, com ações de aferição de pressão, distribuição de medicamentos e atendimento odontológico.

O navio se deslocou de Ladário (MS), transportando uma Brigada de Combate a Incêndios Florestais (BdaCIF), composta por Fuzileiros Navais do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN). Os militares realizam ações de reconhecimento fluvial e aéreo, por meio de drones, e combate direto aos focos de incêndio na região, em apoio ao Prevfogo-Ibama e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Na mesma região, atua também em apoio ao órgão público, desde o dia 11 de setembro, a Lancha Balizadora de Águas Interiores “Piracema”, que se deslocou de Ladário para transportar 10 brigadistas do Prevfogo-Ibama e apoiá-los com alojamento e alimentação.

“As comunidades que habitam o Pantanal enfrentam não apenas os impactos ambientais dos incêndios devastadores, mas também as consequências diretas para sua saúde e bem-estar. Nossa presença significa alívio e apoio, com profissionais de saúde e equipamentos que farão a diferença. Cada consulta, cada atendimento é uma demonstração do compromisso da Marinha em cuidar do nosso povo, especialmente nos momentos de maior necessidade”, explicou o Comandante do NAsH “Tenente Maximiano”, Capitão-Tenente Pedro Henrique Policarpo Toledo.

   
Brigadas de Combate a Incêndios

Fuzileiros Navais e Marinheiros do Com6ºDN capacitados com o curso de combate a incêndios florestais, ministrado desde 2021 com brigadistas do Prevfogo-Ibama, compõem quatro BdaCIF. Os militares acompanham equipes da instituição em regiões de Corumbá (MS), auxiliando no combate direto aos focos de incêndios. Com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e materiais apropriados, atuam sob coordenação dos brigadistas do Prevfogo-Ibama. 

A capacitação dos militares faz parte de Acordo de Cooperação firmado entre o Com6ºDN e o Ibama visando fortalecer a gestão conjunta nas ações de prevenção e combate a incêndios florestais em áreas da MB e de relevante interesse ambiental no território sul-mato-grossense.

       
Comando Operacional Conjunto

O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro. Com essa medida, as Forças Armadas somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal, pelo período de quatro meses. As atividades do Comando Conjunto estão sob a responsabilidade do General de Exército Baganha. As atividades são desencadeadas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A MB participa do Comando Operacional Conjunto Pantanal II como Força Naval Componente, empregando militares e meios navais e aeronavais em ações de reconhecimento terrestre, fluvial e aéreo, de transporte de brigadistas, de alojamento e alimentação, de atendimento médico e de combate direto aos focos de incêndios.
    

. . .

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.