Neste domingo (8), atletas do time de futebol feminino do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), que fazem parte do time feminino Sub-20 do Flamengo, e seus familiares, conheceram as belezas da cidade maravilhosa, durante o passeio marítimo, que sai do Espaço Cultural da Marinha, no centro do Rio de Janeiro (RJ).
As atletas comemoraram o momento de descontração e celebraram o acordo de cooperação que existe entre o Flamengo e a Marinha (MB) desde 2015, que permite o treinamento delas nas instalações do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), na Zona Norte da cidade.
A atacante Maria Pimenta, de 20 anos, é de Goiás e veio para o Rio de Janeiro realizar o sonho de ser uma jogadora de futebol profissional. “Desde bem pequenininha, lá na minha terra, eu quis jogar futebol. E a parceria Flamengo/Marinha me ajuda muito. Eu consigo ajudar a minha família. Eles nos proporcionam boa alimentação, alojamento, bom campo para a gente treinar, academia. E isso é fundamental para a gente, pois o futebol feminino ainda não é muito valorizado num aspecto geral por grande parte da sociedade. E todo esse apoio contribui muito para o nosso crescimento”, explicou.
Ao longo desse período, a equipe conquistou o título de campeã brasileira no ano de 2016, heptacampeã carioca e bicampeã mundial militar. Atuais campeãs da Taça São Paulo de Futebol Junior Feminino, que teve sua primeira edição na categoria feminina, as atletas estão disputando o Campeonato Carioca Feminino Sub 20 e classificadas para as semifinais do Campeonato Brasileiro Feminino Sub20.
Programa Olímpico da Marinha (PROLIM)
O PROLIM, criado em 2013, visa promover o desenvolvimento do desporto nacional, a fim de contribuir para a transformação do Brasil em uma potência olímpica. O Programa oferece uma infraestrutura de treinamento de ponta e um suporte multidisciplinar.
Desde a sua criação, o PROLIM tem sido uma força motriz por trás de muitos dos sucessos olímpicos do Brasil. A preparação intensiva e o suporte oferecido são fatores-chave que alimentam a esperança de novas conquistas e medalhas para o Brasil. Já foram incorporados à Marinha do Brasil, por meio do esporte, cerca de 200 atletas, contemplando 23 modalidades.
Comentar